domingo, 31 de maio de 2009



História:

Está raça deriva de cães perdigueiros da península Ibérica, sofreu alguma modificações e no séc.XX foi criado definitivamente o seu estalão e com isso a raça estabilizou um pouco. Actualmente as cores aceites são o amarelo/alaranjado mais escuro ou mais claro e com algumas manchas brancas na cabeça, peito e patas, e o tornou-se um cão mais leve e não tão pesado e robusto.
No início era um cão criado nos canis reais e utilizado na caça pela nobreza, a partir do séc.XVII a raça entra em declínio e foi sendo substituido por "pointers" e "pachons" e só no séc.XX foi recuperado.

(www.perdigueirodeovar.com)

Morfologia:

O PP é um cão robusto e forte, ágil e de tamanho médio ( +/- 55cm ).
As cores aceites são o amarelo/alaranjado unicolor ou com manchas brancas no peito, cabeça e patas e o seu pêlo é liso e curto.


Na caça:

O PP é um cão resistente que aguenta uma manhã toda de caça, adapta-se bem a qualquer tipo de terrenos e resiste bem ao calor. A sua busca é feito num trote ligeiro ou galope moderado, inteligente e alegre na procura da caça, e nunca se afastando muito do dono estando sempre ao alcance do tiro. É um cão polivalente, caçando tanto a pena como pêlo.
É um cão muito bem adaptado aos terrenos do nosso pais onde as perdizes bravas raramente dão paragem numa vinha ou pomar e o importante é cobrar a peça bem seja na terra ou em água.


No campeonato do Mundo na Croácia (2008) Victor Maurício consegui um excelente resultado, a equipe nacional portuguesa constituída por Vítor Silva e o seu braco alemão e Vítor Maurício e o perdigueiro português trouxeram para Portugal o titulo de Equipa Campeã do Mundo de St. Hubert 2008.

O número de perdigueiros em exposições de beleza tem aumentado consideravelmente e em provas de Sto Huberto também e os seus andamentos graças a estas provas têm sofrido algumas modificações.

APP ( Associação do Perdigueiro Português) www.perdigueiroportuguês.com

Nenhum comentário: