quarta-feira, 29 de junho de 2011

Setter Gordon



História:


O nome setter deriva do verbo inglês to set (deitar) devido á particularidade dos setters pararem a peça de caça deitados.
As origens desta raça são muitos discutidas e existem muitas teorias.
A teoria mais aceitada é a de que esta raça surgiu do cruzamento de Setting Spainels com Old Spanish Pointers, acredita-se que tenham havido cruzamentos com outros tipos de Spainels e Pointers e até mesmo de BloodHounds.
Estes cães negros e dourados e por vezes com manchas brancas no peito e patas já são mencionados desde o séc.XVII.
Outra das teorias é de que o 4º duque de Gordon, Alexander, que dedicava muito do seu tempo na caça pelos fields da Escócia, terá cruzado uma collie escocesa branca e negra, com excelentes capacidades olfactivas, com cães que utilizava na altura para a caça.
Do que ninguém dúvida é que o duque de Gordon deu um excelente contributo a esta raça criando imensos destes cães. Após a sua morte o seu filho, 5º e último duque de Gordon deu continuidade à criação mas após a sua morte os seus cães acabaram por ser leiloados. Alguns destes cães foram adquiridos por Isaac Sharpe que continuou a criação com o afixo Stylish.
Em 1873 quando o Kennel Club é fundado, a raça é reconhecida pelo nome de "Black and Tan Setter", só em 1924 o nome é alterado para Setter de Gordon.


Temperamento:

Esta é uma raça inteligente, hábil e nobre. É alegre, dócil e atento ao que o rodeia.
Não é tão agitado e é mais discreto do que outros setters.

Na caça:

Estes cães não são tão rápidos quanto os setters ingleses, o que não influencia a sua capacidade de trabalho. Tem uma óptima resistência, adaptando-se muito bem a qualquer tipo de terreno e tipo de caça. Como britânico que é, é dono de um excelente nariz e bom galopador.
No nosso país existem muito poucos exemplares a caçar, mas em França e Reino Unido encontram-se bons exemplares. Não é uma raça tão popular como o pointer ou breton, mas é sem dúvida uma raça lindíssima que infelizmente ainda não conta com muitos exemplares de grande qualidade no nosso país.
Aos poucos ainda se vão vendo alguns cães desta raça participar em provas de primavera. Tal como o setter irlandes, o gordon foi um pouco esquecido e utilizado mais como cão de companhia.




Um comentário:

ricardo disse...

www.cartadecacador.com

Testes Online