História:
Pinturase gravuras antigas mostram caçadores alemães que na altura se faziam acompanhar por um grande apontador de pêlo curto, que teria resultado de cruzamentos entre «bracco» e dogues de caça. No entanto quando os pointer se tornaram mais conhecidos pela sua grande busca, os alemães quiseram transformar o seu velho apontador num cão mais veloz e elegante.
Criou-se assim um cão capaz de apontar, seguir rastos e recuperar peças abatidas em qualquer tipo de terreno.
O braco alemão é conhecido na Alemanha por Deutscher Kurzhaar
Morfologia:
O Braco Alemão mede entre 58 e 66 centimetros e tem pêlo curto.
As suas colorações aceites são o castanho salgado, o preto salgato e também preto ou castanho unicolor.
A sua contituição física transmite resistência e força, não deixando de ter formas harmoniosas e o seu peito é bastante profundo. A sua cauda é de inserção alta, é forte e amputada aproximadamente a meio.
Na caça:
Recentemente sofreu algumas alterações nos seus andamentos tendo um galope médio que consiga manter o mesmo andamento ao longo de todo o dia e também tornou a sua busca mais aberta.
A sua paragem idela é de pé em que baixa um pouco a cabeça fazendo o seu corpo uma linha e pode deslizar voltando a parar assim que recupere as emanações.
É uma raça que cobra bem tanto na água como em terra, algus exemplares têm por vezes "dente duro" mordendo com muita força a peça de caça.
É um cão muito polivalente que se adapta a caçar qualquer tipo de caça.
Recentemente Portugal tem obtido bons resultados lá fora com cães desta raça.
Jorge Piçarra foi com campeão do Mundo de Santo Huberto 2 vezes seguidas com dois Bracos "Rovi" e "Uster".
No Campeonato do Muno de Braco Alemão 2008 na Rep.Checa Vitor Silva obrteve o 2º e 3º lugar individual, foi vice-campeão por equipas e foi também vice-campeão da Europa de continentais.
Clube Português do Braco Alemão
Ladeira Santo António, 22
2250-211 Montalvo
Tel: 962 862 468 / 919 385 415 / 965 574 234