quarta-feira, 1 de abril de 2009

Setter Inglês



História:

Como o próprio nome indica este tipo se Setter tem origem na Inglaterra.
À alguns séculos atrás começaram a ser apurados cães caçadores que localizassem aves, o trabalho destes cães de pelo ondulado era sinalizar a peça de caça e "empurrar" as aves contra as redes utilizadas para capturam as peças.
Estes cães tinham pelo longo e várias cores, viviam nos grandes domínios rurais ingleses e eram alvo de grande apreço.
Aquando da fundação do Kennel-Club (Associação dos criadores de cães ingleses) em 1873 os cruzamentos entre raças dos vários setters foram proibidos e a raça passou a ter um estalão ou seja um padrão ideal.
Sir Edward Laverack (1797-1877) foi o mais célebre criador de setter ingleses por isso não será de estranhar que designem está raça por Laverack Setter.
Os países com mais tradição de utilizarem setters além do Reino Unido são a França e Itália.


Morfologia:

O Setter Inglês é um cão de tamanho médio (53-62 cm) de pêlo algo ondulado e pode apresentar as seguintes colorações: preto e branco; laranja e branco; amarelo e branco; castanho e branco e tricolor por misturas destas cores e a sua pelagem deve ser malhada. Não são aceites exemplares unicolores.
A cabeça, comprimida e magra sem exagero é de "stop" bem marcado e o crânio oval de uma orelha à outra.
As suas orelhas são de comprimento médio e implantação baixa e os olhos brilhantes, doces e expressivos são desde a cor avelã ao castanho escuro, variando conforme a cor da pelagem do exemplar.


Na caça:

A especialidade desta raça é a busca localização da peça e paragem.
A sua busca é rápida e ampla e enquanto galopa o setter quase raspa no chão , quando sente a emanação o setter ainda se baixa mais junto ao solo. Conforme a peça for andando o setter segue-a deslizando através de movimentos curtos, bruscos e directos e com uma enorme tensão.
Estas são algumas das caracteristicas que fazem apelidar o setter de felino.
As raças britânicas têm normalmente um grande nariz ou seja um grande olfacto.
A paragem caracteristica desta raça é a paragem deitada mas se o terreno tiver vegetação alta o setter pode para em pé pois não tem necessidade de se baixar para se esconder.
O setter inglês deve efectuar paragem por simpatia.
O setter deve cobrar na água e em terra e devido ao seu manto algo comprido tem facilidade de caçar em locais húmidos e gelados, no nosso país sofrem um pouco com o calor.



(os setter ingleses quando nascem são praticamente bracos só cum uma ou outra pinta de cor áa medida que crescem as malhas vão-se desenvolvendo)

Setter Clube de Portugal
Pct. Almirante Reis, Torre 4 -5ºB
2685-231 Portela LRS
Tel: 964 051 970
Url: http://planeta.clix.pt/settercp
Email: settercp@clix.pt




Um comentário:

paulinho do aviao disse...

moro no brasil , onde nao encontramos esse cao , gostaria de te-los aqui no brasil , tenho enorme simpatia e curiosidade sobre essa raça.