terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feira de caça em Macedo de Cavaleiros


Entre os dias 28 e 31 de Janeiro irá decorrer a XVI Festa dos caçadores do Norte e a XIV Feira da Caça e Feira do Turismo. A feira irá decorrer no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.
Esta já é uma feira com tradição que conta com a realização de 2 montarias, uma prova de Santo Huberto (Galaico-Português) e corridas de galgos. Realizam-se também III Copa Ibérica de Cetraria e a III Copa Ibérica de caça com falcões.
A feira contará também com muita animação (cultural e musical) e com bons petiscos com certeza.

Para ver o programa detalhado da feira clique aqui.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Chegaram as Montarias



Estão de volta as montarias! Por esta altura do ano já é comum no nosso país surgirem imensos anúncios de montarias, que se realizam de Norte a Sul de Portugal. Existem montarias para todos os gostos desde as realizadas em grandes matos/florestas e a grande altitude, até às realizadas nas planícies mais baixas do Alentejo.
No nosso país existem grandes aficionados desta modalidade de caça, que tem crescido imenso graças ao aumento da população de javalis.
Outro dos pontos fortes das montarias é sem dúvida o convívio e a comida. E o convívio é essencial na caça, pois não interessa só matar. Graças aos pequenos almoços, antes, e aos almoços/lanches depois das montarias, o caçador regressa a casa sempre cheio, tanto de comida, como de conversa. As montarias são assim garantia de um dia recheado de convívio, alegria, comida e claro de caça.


A segurança é algo sempre a ter em conta neste tipo de caça, pois devido à proximidade das portas/caçadores podemos atirar na direcção de um colega de caça. Este é sempre um facto a realçar, pois é comum haver notícias de mortes em montarias, muitas porque o caçador atira para algo que não identifica claramente e só vê e ouve a vegetação abanar. Colete e/ou chapéu reflector podem ajudar nestes casos e pede-se ao caçador que só atire a algo que saiba realmente o que é, e não se deixe apoderar pela ganancia de matar.
Os preços neste tipo de caça variam muito dependendo essencialmente da densidade de javali e veados (se for o caso) e se a peça de caça é trazida para casa ou não.



Resta-me desejar a todos os amantes deste género de caça excelentes montarias recheadas de caça, comida, convívio e também de segurança.
Não podemos esquecer também as ajudas dos matilheiros que são fundamentais nas montarias e são por vezes os que menos distinção merecem.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal

O blog caça e cães de caça deseja a todos os visitantes um Bom Natal!

Galinhola

Com o fim da época de caça ás perdizes, lebres e coelhos e com a chegada do frio, alguns caçadores viram-se para a caça a esta ave misteriosa. A galinhola é pouco caçada e conhecida em Portugal continental, ao contrário dos Açores e da Europa onde é muito apreciada.

A galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave de tamanho médio (56-60 cm) e pesa entre 220 a 420 gramas. Apresenta um bico comprido (7cm), uma plumagem com cores castanhas e pretas, que lhe confere uma grande capacidade de camuflagem e graças à posição dos seus olhos tem uma visão de quase 360 graus.

Esta ave alimenta-se essencialmente de minhocas, mas também come larvas, insectos, aracnídeos, pequenos crustáceos e por vezes ingere alguns vegetais como folhas, frutos e pequenas sementes. O seu habitat são essencialmente florestas húmidas, com vegetação rasteira ou arbustos.

A galinhola reproduz-se entre os meses de Fevereiro e Agosto, a postura é em média de 4 ovos,podendo variar entre 2 e 5 ovos. A incubação dura 3 semanas e aos 3 meses de vida as galinholas juvenis atingem o tamanho de adultos


Esta espécie distribui-se pelos continentes Europeu e Asiático e a maioria destas aves migram, exceptuando as populações dos Açores e da Madeira. Na Primavera e Verão as galinholas reproduzem-se no Norte da Europa, Rússia e em alguns países asiáticos e com as primeiras vagas de frio ( Outono e Inverno) deslocam-se para a Europa Ocidental, zona Mediterrânea e até para o Norte de África. No entanto em algumas regiões como o Reino Unido, França e Norte de Espanha, a galinhola pode permanecer o ano inteiro.

No nosso país é uma espécie pouco caçada (exceptuando no Açores) e como o nosso clima não é muito frio, a galinhola não migra em tão grande número para o nosso território como migra para outros países. Há um aumento do número destas aves mais a Norte essencialmente devido à maior humidade e frio que se faz sentir no Norte do nosso país.
Na Espanha e França por exemplo, a caça a esta ave é muito apreciada, mesmo sendo uma espécie mais rara de se encontrar,que requer bons cães para as encontrar e cujos terrenos são complicados.

A raça mais apreciada para caçar esta ave é o Setter Inglês, apesar de o Pointer e Epagneul Breton também serem raças usadas na caça a esta misteriosa ave.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Montarias Federcaça


(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Resultados - 1ª taça de Portugal de SH da CNCP

Aqui ficam os três primeiros classificados da 1ª taça de Santo Huberto da CNCP, que se realizaou este fim-de-semana, 12 e 13 de Dezembro, em Tavira e Castro Marim.

1º Mário Brito com PP (Beira Litoral)
2º Fernando Silva com BA (Federação Algarve)
3º André Pereira com BA (Federcaça)


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Montaria Couço/Mora



(clique nas imagens se quiser ampliar)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Á caça com cães de parar

Um total de 20 minutos com imagens de setters a caçar coelhos e de outras raças a caçarem também coelhos e perdizes.



domingo, 6 de dezembro de 2009

Treino de um cão de perdizes

Trago-vos mais dois vídeos, desta vez com filmagens de um treino de setters com perdizes.
Podemos apreciar neste vídeo boas paragens e a beleza destes cães, apesar de terem uma ampla busca e velocidade, em alguns terrenos é possível caçar com estes cães.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Caça ao Javali - Esperas ao Luar

Este é um vídeo que anuncia o DVD com filmagens de esperas nocturnas ao javali. O grande trunfo desta produção é usar a tecnologia "nightvision" que permite filmar de noite em grande qualidade. Com esta tecnologia podemos ver perfeitamente os movimentos da vara enquanto se alimentam e até se vê o tiro.

Montaria Carviçais