quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Galinhola

Com o fim da época de caça ás perdizes, lebres e coelhos e com a chegada do frio, alguns caçadores viram-se para a caça a esta ave misteriosa. A galinhola é pouco caçada e conhecida em Portugal continental, ao contrário dos Açores e da Europa onde é muito apreciada.

A galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave de tamanho médio (56-60 cm) e pesa entre 220 a 420 gramas. Apresenta um bico comprido (7cm), uma plumagem com cores castanhas e pretas, que lhe confere uma grande capacidade de camuflagem e graças à posição dos seus olhos tem uma visão de quase 360 graus.

Esta ave alimenta-se essencialmente de minhocas, mas também come larvas, insectos, aracnídeos, pequenos crustáceos e por vezes ingere alguns vegetais como folhas, frutos e pequenas sementes. O seu habitat são essencialmente florestas húmidas, com vegetação rasteira ou arbustos.

A galinhola reproduz-se entre os meses de Fevereiro e Agosto, a postura é em média de 4 ovos,podendo variar entre 2 e 5 ovos. A incubação dura 3 semanas e aos 3 meses de vida as galinholas juvenis atingem o tamanho de adultos


Esta espécie distribui-se pelos continentes Europeu e Asiático e a maioria destas aves migram, exceptuando as populações dos Açores e da Madeira. Na Primavera e Verão as galinholas reproduzem-se no Norte da Europa, Rússia e em alguns países asiáticos e com as primeiras vagas de frio ( Outono e Inverno) deslocam-se para a Europa Ocidental, zona Mediterrânea e até para o Norte de África. No entanto em algumas regiões como o Reino Unido, França e Norte de Espanha, a galinhola pode permanecer o ano inteiro.

No nosso país é uma espécie pouco caçada (exceptuando no Açores) e como o nosso clima não é muito frio, a galinhola não migra em tão grande número para o nosso território como migra para outros países. Há um aumento do número destas aves mais a Norte essencialmente devido à maior humidade e frio que se faz sentir no Norte do nosso país.
Na Espanha e França por exemplo, a caça a esta ave é muito apreciada, mesmo sendo uma espécie mais rara de se encontrar,que requer bons cães para as encontrar e cujos terrenos são complicados.

A raça mais apreciada para caçar esta ave é o Setter Inglês, apesar de o Pointer e Epagneul Breton também serem raças usadas na caça a esta misteriosa ave.

Nenhum comentário: