segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Chegaram as Montarias



Estão de volta as montarias! Por esta altura do ano já é comum no nosso país surgirem imensos anúncios de montarias, que se realizam de Norte a Sul de Portugal. Existem montarias para todos os gostos desde as realizadas em grandes matos/florestas e a grande altitude, até às realizadas nas planícies mais baixas do Alentejo.
No nosso país existem grandes aficionados desta modalidade de caça, que tem crescido imenso graças ao aumento da população de javalis.
Outro dos pontos fortes das montarias é sem dúvida o convívio e a comida. E o convívio é essencial na caça, pois não interessa só matar. Graças aos pequenos almoços, antes, e aos almoços/lanches depois das montarias, o caçador regressa a casa sempre cheio, tanto de comida, como de conversa. As montarias são assim garantia de um dia recheado de convívio, alegria, comida e claro de caça.


A segurança é algo sempre a ter em conta neste tipo de caça, pois devido à proximidade das portas/caçadores podemos atirar na direcção de um colega de caça. Este é sempre um facto a realçar, pois é comum haver notícias de mortes em montarias, muitas porque o caçador atira para algo que não identifica claramente e só vê e ouve a vegetação abanar. Colete e/ou chapéu reflector podem ajudar nestes casos e pede-se ao caçador que só atire a algo que saiba realmente o que é, e não se deixe apoderar pela ganancia de matar.
Os preços neste tipo de caça variam muito dependendo essencialmente da densidade de javali e veados (se for o caso) e se a peça de caça é trazida para casa ou não.



Resta-me desejar a todos os amantes deste género de caça excelentes montarias recheadas de caça, comida, convívio e também de segurança.
Não podemos esquecer também as ajudas dos matilheiros que são fundamentais nas montarias e são por vezes os que menos distinção merecem.


2 comentários:

Anônimo disse...

caro amingos muito me invejo dessa modalidade que tanto adimiro,pena que aqui no brasil;tudo é tão precario e desorganizado. jose costa abraços...

Anônimo disse...

me enviem fotos pois adimiro muito essa modalidade que aqui no brasil é muito precário.forte abraços email:joao-francisco26@hotmail.com