segunda-feira, 13 de julho de 2009

Entrevista a Ricardo Inácio!


O post de hoje é diferente e especial.

Ricardo Inácio começou a concorrer em provas de Sto Huberto à cerca de 3 anos e hoje é presença habitual em algumas provas. É um treinador jovem e amador, que trabalha com cães de raça pointer e tem como objectivo a criação de exemplares morfologicamente perfeitos, dotados de boas aptidões cinegéticas e que dignifiquem o estilo da raça.

Recentemente criou o site do seu canil www.emanacoes.com que contem imagens, vídeos e notícias sobre o canil e o seu trabalho.


Passemos então à entrevista:

Como se tornou caçador?

Ricardo Inácio: Desde que me lembro sempre tive um fascínio muito grande pela natureza e pelo campo. Por norma estes gostos passam de pai para filhos, mas no meu caso não. Tinha na altura 2 vizinhos meus que eram caçadores e comecei a acompanhá-los nas suas jornadas cinegéticas. Com 16 anos de idade, raro era o domingo que não ia para o campo com eles só pelo prazer de poder dar 2 ou 3 tiritos no final da jornada e esperando ansiosamente pelos 18 anos de idade para me poder tornar caçador.

Qual é a espécie cinegética que mais caça?

RI: É sem dúvida alguma a Perdiz. Cada vez mais a minha época venatória resume-se a todas aquelas espécies que possam ser caçadas com a companhia dos meus companheiros de 4 patas.

Qual a sua raça de cães de caça favorita e porquê?

RI: O Pointer. Esta é para mim a raça de eleição, não me vejo a caçar com outra. Desde muito novo sempre olhei para esta raça de uma forma diferente de todas as outras. A sua beleza plástica, estilo, paixão e capacidade de detectar uma peça de caça a grandes distâncias, foram decisivas na minha escolha.

Como conheceu as provas de cães de parar?

RI: Inicialmente através de revistas e de DVD’s, ficava fascinado com o elevado grau de ensino dos cães. Tentei saber rapidamente das diferenças de todas aquelas provas, umas vezes via cão com o caçador a acompanhá-lo, noutras apenas via cães a correrem que nem loucos sem caçador…rsrsrrs. Pois é, existem várias modalidades e todas elas diferentes umas das outras, que requerem exemplares preparados ao mais alto nível para poderem participar nelas. Depois disso, comecei a assistir a provas e a conhecer pessoas ligadas às mesmas, participantes e juízes.

Quando foi a sua primeira prova de cães de parar?

RI: A minha primeira prova foi no de 2006 em Torres Novas. Foi uma prova de Stº Huberto organizada pela Associação de Caçadores local. Quem está por fora não tem a ideia do que é andar a lutar contra o tempo, muitas das vezes acompanhados de exemplares também eles inexperientes na modalidade, mas afinal era a minha primeira vez…..

Qual foi a maior alegria que já teve numa prova de cães de parar?

RI: Penso que todos aqueles que participam em qualquer competição, fazem-no de certa forma para obter a melhor classificação possível. A minha maior alegria foi sem dúvida quando obtive a minha primeira classificação final de 1º lugar, na feira de Caça e Pesca do Algarve 2008.

O blog agradece a Ricardo Inácio pela colaboração e tempo perdido a ajudar este blog a crescer.
O blog deseja a maior sorte a Ricardo Inácio e aos seus pointers nos treinos e provas!


2 comentários:

José Neto disse...

possuo um cachorro epanhol com 1 ano de idade, o mesmo caça espetacularmente, trás à mão, mas não consigo que ele efectue a paragem. Agradecia conselhos. Obg.

Jovem Caçador disse...

Caro José tente colocar uma peça de caça e quando vir que o cão a detectou, obriga-lo a parar puxando a trela e não o deixando "picar" a peça. Ao fim de alguns treinos certamente que verá resultados.