domingo, 5 de julho de 2009

O cobro na água


O cobro é muito importante no ensino de um cão e é o fim de um lance de caça. Esta tarefa torna-se ainda mais importante quando caçamos espécies aquáticas e em pleno Inverno.

Nunca devemos forçar o cão a entrar na água,empurrar ou arrastá-lo pela trela são acções que podem traumatizar o cão e fazer com que ganhe medo à água. devemos começar por habitua-lo a pequenos lagos e lagoas, onde ele possa andar em água pouco profunda e se for preciso entramos com ele na água e molha-lo os poucos, transmitindo que a água é segura e que ele não corre perigos. O frio torna ainda mais desagradável a entrada na água por parte do cão, o que torna o Verão ideal para treinar e iniciar o cobro na água, porque o cão até se vai sentir aliviado e vai gostar de refrescar-se.

Normalmente todos nós gostamos de ver o cão a dar um grande salto para a água e uma entrada cheia de garra, mas para os adestradores britânicos os cães de vem entrar pela margem sem saltos nem movimentos bruscos. Uma entrada brusca na água provocará ruído, o que alerta as outras aves.

Nenhum comentário: