domingo, 7 de junho de 2009

Doenças do coelho bravo

O coelho bravo é uma das espécies mais caçadas no nosso país e nestes últimos anos a sua população tem sido muito afectada por doenças como a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Viral (DHV).
Recentemente o homem já tem tentado inverter a situação vacinando e e prevenindo de outras maneiras que estas doenças afectam o coelho bravo.


Mixomatose:

A mixomatose é uma doença muito contagiosa causada por um vírus que teve origem no continente americano e que afecta o nosso coelho bravo e as raças domésticas que dele derivam, causando a morte num prazo de 6 a 15 dias.
O vírus é transmitido muito facilmente através do contacto com coelhos infectados, através de pulgas,mosquitos ou carraças ou comedouros. Esta doença está sujeita a surtos epidémicos anuais que ocorrem principalmente no Verão, precisamente antes da abertura da caça.
Actualmente os coelhos já são um pouco mais resistentes a esta doença graças ao desenvolvimento genético, mas esta doença ainda mata muitos coelhos jovens anualmente.

Doença Hemorrágica Viral (DHV):

Esta doença foi detectada pela primeira vez na China onde se estendeu rapidamente á Europa e neste momento é a doença que causa mais mortes de coelhos bravo na Peninsula Ibérica.
O virús transmite-se através de contacto directo com coehos infectados e indirectamente através de aves, insectos e outros animais que podem espalhar este virús.
Ao contrário da mixomatose esta doença tem o seu ponto alto no Outono e Inverno, a morte do coelho é rápida e súbita.



Medidas de prevenção:

Actualmente já existem algumas medidas de prevenção tomadas pelos caçadores como por exemplo vacinar os coelhos, o que ajuda muito apesar de ser feito anualmente e do coelho não transmitir essa imunidade á descendência. Outra medida é a desinficção de tocas e jaulas e deve ter-se muita atenção ao repovoamento de coelhos bravos, respeitando períodos de quarentena para não estarmos a contagiar a população já existento através da repovoação com coelhos infectados.



Este ano foi lançada também uma ração para o coelho bravo que visa protegê-lo melhor contra estas doenças, ração esta que contêm desparasitantes, antiparasitários entre outros medicamentos que ajudam o coelho a defender-se das doenças que tanto o têm afectado.
Foram lançadas duas variantes: a "Coelho-Bravo Protecção" e a "Coelho-Bravo Reprodução", para mais informação consulte o site http://www.coelho-bravo.com/.

Nenhum comentário: