segunda-feira, 29 de junho de 2009

Javali


O post de hoje é para falar um pouco sobre esta espécie cinegética, que cada vez vem sendo mais aprecia pelo caçador português.

O javali:

O javali (Sus scrofa) é um mamífero com origem no sudoeste Asiático e no Norte de África, que se foi espalhando por quase toda a Europa. Os machos em adulto pesam entre 130 e 250Kg e as fêmeas entre 80 e 140Kg e podem atingir um metro de altura ao garote.
As ninhadas podem atingir 10 leitões embora o número médio seja 6. Os porquinhos têm claras e listas negras e a sua pelagem vai escurecendo á medida que crescem.
O javali é omnívoro, tendo por isso uma alimentação muito variada, come desde frutos e plantas a insectos e pequenos mamíferos.
No maxilar superior o javali apresenta dois dentes normalmente chamados de "amoladeiras" ,enquanto que no maxilar inferior possui também dois dentes mas de maiores dimensões, normalmente chamadas de "navalhas" e é por isto que normalmente aos porcos grandes e velhos chamamos de navalheiros.
O período de maior actividade do javali é de noite, de dia esconde-se no seu esconderijo que normalmente se situa em grandes matos fechados, onde encontra maior segurança.
A caça ao javali:

Com o declínio de predadores naturais como o lobo ou o lince a população de javalis começou a aumentar. Razão que levou á permissão para que possa ser caçado.
Existem dois tipos de caça ao javali: esperas nocturnas e montarias.

Nas esperas nocturnas, é criado um cevadouro em que se coloca por exemplo comida como milho ou outra coisa que atrai o porco a ir ali frequentemente. Esta caça é feita de noite pois o javali desloca-se mais durante a noite e por isso só é permitido caçar durante a lua cheia, para haver mais claridade.

As montarias são realizadas de dia e consistem em soltar matilhas que perseguem os javalis e fazem-los movimentarem-se e sairem dos seus esconderijos, para que os caçadores espalhados pela zona tenham oportunidade de lhe atirar.

A caça ao javali cresceu muito nos últimos anos e já se realizam inúmeras montarias todos os anos e muitas associativas já permitem a construção de cevadouros.


(Foto<: Matilhas Morgado)

Um comentário:

Tiago Honrado disse...

Olha que engracado, a pesquisar uma foto para um cartaz deparei me com tal blog e só assim por alto gostei ...

Vou voltar por ca ...