segunda-feira, 22 de junho de 2009
O Podengo Português
Origem:
O podengo português é uma raça bastante antiga, é bastante provável que descenda de antigos cães de faraós do antigo Egipto. Este tipo de cão espalhou-se por todo o norte de África e pela região do Mediterrâneo, chegando á Península Ibérica através dos Fenícios que controlavam muito do mercado na zona mediterrânea.
Na Península Ibérica abundavam os coelhos e o podengo foi começando a ser utilizado para esta caça e veio a ser muito bem aceite pelo povo. O podengo andaluz e o podengo maneto também têm origens comuns á do nosso podengo português.
Na caça:
Existem três tamanhos de pondego: grande, médio e pequeno. O Podengo Grande tem de altura: 55-70cm; o Podengo Médio mede 39-56cm e o Podengo Pequeno tem entre 20-30 cm. Assim como existem dois tipos de pêlo: liso e cerdoso. Os podengos médios e pequenos são os mais comuns e utilizados na caça ao coelho enquanto que o podengo grande foi recentemente adoptado para matilhas de caça maior na caça ao javalis, um tipo de caça que cresceu fortemente nestes últimos anos no nosso país. Apesar disto o podengo grande conta com um número muito pequeno de exemplares.
O podengo é um cão alegre, esperto e sempre atento, rápido e corajoso ao entrar nos matos e silvas em busca de coelhos . Quando sente o cheiro fresco do rasto do coelho late ou matica, que é um sinal que o caçador tem de estar atento e também para chamar os seus colegas da matilha.
O podengo é um cão de matilha e alguns exemplares são utilizados tabém na caça á perdiz.
O podengo pequeno e o podengo médio são raças que se vêm frequentemente em exposições de beleza e são raças muito apreciadas lá fora. EUA, Finlândia e Reino Unido são alguns dos países que apreciam muito esta nossa raça portuguesa e existe um bom número de exemplares nesses países.
Aqui ficam alguns vídeos de podengos portugueses na caça:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário