sexta-feira, 12 de junho de 2009

LOP e microchip


Neste post venho falar-vos sobre o LOP nos cães e a sua identificação electrónica (microchip).

O LOP:

LOP são as inicias de Livro Português de Origens e é um registo genealógico criado pelo Clube Português de Canicultura em 1936, imitando assim outros países da Europa que já tinham criado os seus livros de origens à muito tempo.
Para uniformizar os conceitos das raças em todos os países foi criada a FCI (Federação Cinológica Internacional), que neste momento é a autoridade que gere a revisão de standars/estalões de raças, aceitação de novas raças, etc.

Muita gente não sabe o que é o LOP e é isso que vou aqui tentar explicar. O LOP é o pedigree, ou seja este documento prova que o cão pertence a determinada raça. No LOP podemos ver a ascendência do cão até aos seus bisavós, assim como o nome do criador, do proprietário entre outras coisas. O LOP é a única maneira de provar que o seu cão é puro, os pais do cachorro podem ter LOP e se o cachorro não tiver é puro mas não tem maneira de o provar.

O CPC (Clube Português de Canicultura) é o responsável pela emissão dos LOP´s, registos das ninhadas, etc
Noutros países os clubes verificam ninhadas entre outras coisas, mas no nosso país nada disso se faz, criando assim oportunidades a fraudes. A questão da pureza por o cão nos parecer aparentemente daquela raça e a quetão de falsificações ou troca de LOP´s são questões que nos davam aqui pano para mangas.

Por isso se pretende adquirir um cão (para caça ou não) de raça e que queira ter a certeza acerca da sua pureza opte por um cão com LOP.
Nas provas de Sto Huberto, Grand Busca ou provas de beleza, os cães inscritos têm de ter LOP ou em alguns casos RI (Registo Inicial).

O LOP tem actualmente espaço também para acrescentar a vinheta do microchip.




O microchip:

O microchip passou a ser obrigatório nos cães de caça há já alguns anos, e o ano passado tornou-se obrigatório para todos os cães de qualquer raça, de companhia ou de caça.
O microchip é colocado sob a pele do animal e contem um número de identificação único em todo o mundo e que fica registado na base de dados com o contacto do proprietário.

O microchip tem um tamanho aproximado de um bago de arroz e não causa dor ao animal.

Existem duas bases de dados presentemente em Portugal.

1-(SIRA) No caso da base de dados do Sindicato dos Médicos Veterinários ( SIRA), aquando do desaparecimento de um animal, efectuada uma comunicação ao Sindicato dos Médicos Veterinários que emite uma circular com o nº do chip e os dados do animal desaparecido a todas as clinicas veterinárias tornando impossível a passagem indetectada do mesmo por uma delas, desde que essa tenha o leitor de chips.

2-(SICAFE) Foi criado pelo Estado o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), que estabelece as exigências em matéria de identificação electrónica de cães e gatos, enquanto animais de companhia, e o seu registo numa base de dados nacional

O microchip serve para evitar abandonos de animais, para encontrar através de alguém que leve o cão a um Médico veterinário o seu dono , etc



6 comentários:

davidsimao disse...

se um cao for importado como posso obter o lop

Jovem Caçador disse...

Caro David contacte o Clube Português de Canicultura. Mas o cão não necessita de ter LOP português, pode muito bem ter LOE(Espanha) ou LOF (França) por exemplo.

Anônimo disse...

Boa noite
Vou comprar um cao, a proprietaria disse me que os país tem lop, tem que ser a dona a registar ou depois eu poderei fazer isso??
Existe algum documento a comprovar?

Unknown disse...

Quem deve registar a ninhada e posteriormente os cachorros é sempre a proprietária. Existem limites de datas após o nascimento da ninhada para começar a registar os cachorros. Sugiro que leia sobre o assunto no www.cpc.pt

Anônimo disse...

Posso por lop num cão adulto?

Bela27 disse...

Boa noite, estou a pensar ir a Espanha comprar uma cadela com LOE, provavel irá ter criações, os filhos passam a ter lop?