sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 mil visitas

É com muita alegria que vejo este blog chegar ás 10mil visitas e venho agradecer a todos os que visitam este blog.
Relembro aqui a entrevista feita em Julho ao participante de provas de Santo Huberto, Ricardo Inácio, que possivelmente os seguidores mais recentes deste blog podem não ter lido.
Mais uma vez obrigado!


Ricardo Inácio começou a concorrer em provas de Sto Huberto à cerca de 3 anos e hoje é presença habitual em algumas provas. É um treinador jovem e amador, que trabalha com cães de raça pointer e tem como objectivo a criação de exemplares morfologicamente perfeitos, dotados de boas aptidões cinegéticas e que dignifiquem o estilo da raça.

Recentemente criou o site do seu canil www.emanacoes.com que contem imagens, vídeos e notícias sobre o canil e o seu trabalho.
Passemos então à entrevista:

Como se tornou caçador?

Ricardo Inácio: Desde que me lembro sempre tive um fascínio muito grande pela natureza e pelo campo. Por norma estes gostos passam de pai para filhos, mas no meu caso não. Tinha na altura 2 vizinhos meus que eram caçadores e comecei a acompanhá-los nas suas jornadas cinegéticas. Com 16 anos de idade, raro era o domingo que não ia para o campo com eles só pelo prazer de poder dar 2 ou 3 tiritos no final da jornada e esperando ansiosamente pelos 18 anos de idade para me poder tornar caçador.

Qual é a espécie cinegética que mais caça?

RI: É sem dúvida alguma a Perdiz. Cada vez mais a minha época venatória resume-se a todas aquelas espécies que possam ser caçadas com a companhia dos meus companheiros de 4 patas.

Qual a sua raça de cães de caça favorita e porquê?

RI: O Pointer. Esta é para mim a raça de eleição, não me vejo a caçar com outra. Desde muito novo sempre olhei para esta raça de uma forma diferente de todas as outras. A sua beleza plástica, estilo, paixão e capacidade de detectar uma peça de caça a grandes distâncias, foram decisivas na minha escolha.

Como conheceu as provas de cães de parar?

RI: Inicialmente através de revistas e de DVD’s, ficava fascinado com o elevado grau de ensino dos cães. Tentei saber rapidamente das diferenças de todas aquelas provas, umas vezes via cão com o caçador a acompanhá-lo, noutras apenas via cães a correrem que nem loucos sem caçador…rsrsrrs. Pois é, existem várias modalidades e todas elas diferentes umas das outras, que requerem exemplares preparados ao mais alto nível para poderem participar nelas. Depois disso, comecei a assistir a provas e a conhecer pessoas ligadas às mesmas, participantes e juízes.

Quando foi a sua primeira prova de cães de parar?

RI: A minha primeira prova foi no de 2006 em Torres Novas. Foi uma prova de Stº Huberto organizada pela Associação de Caçadores local. Quem está por fora não tem a ideia do que é andar a lutar contra o tempo, muitas das vezes acompanhados de exemplares também eles inexperientes na modalidade, mas afinal era a minha primeira vez…..

Qual foi a maior alegria que já teve numa prova de cães de parar?

RI: Penso que todos aqueles que participam em qualquer competição, fazem-no de certa forma para obter a melhor classificação possível. A minha maior alegria foi sem dúvida quando obtive a minha primeira classificação final de 1º lugar, na feira de Caça e Pesca do Algarve 2008.


O blog agradece a Ricardo Inácio pela colaboração e tempo perdido a ajudar este blog a crescer.
O blog deseja a maior sorte a Ricardo Inácio e aos seus pointers nos treinos e provas!



Nenhum comentário: