terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feira de caça em Macedo de Cavaleiros


Entre os dias 28 e 31 de Janeiro irá decorrer a XVI Festa dos caçadores do Norte e a XIV Feira da Caça e Feira do Turismo. A feira irá decorrer no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.
Esta já é uma feira com tradição que conta com a realização de 2 montarias, uma prova de Santo Huberto (Galaico-Português) e corridas de galgos. Realizam-se também III Copa Ibérica de Cetraria e a III Copa Ibérica de caça com falcões.
A feira contará também com muita animação (cultural e musical) e com bons petiscos com certeza.

Para ver o programa detalhado da feira clique aqui.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Chegaram as Montarias



Estão de volta as montarias! Por esta altura do ano já é comum no nosso país surgirem imensos anúncios de montarias, que se realizam de Norte a Sul de Portugal. Existem montarias para todos os gostos desde as realizadas em grandes matos/florestas e a grande altitude, até às realizadas nas planícies mais baixas do Alentejo.
No nosso país existem grandes aficionados desta modalidade de caça, que tem crescido imenso graças ao aumento da população de javalis.
Outro dos pontos fortes das montarias é sem dúvida o convívio e a comida. E o convívio é essencial na caça, pois não interessa só matar. Graças aos pequenos almoços, antes, e aos almoços/lanches depois das montarias, o caçador regressa a casa sempre cheio, tanto de comida, como de conversa. As montarias são assim garantia de um dia recheado de convívio, alegria, comida e claro de caça.


A segurança é algo sempre a ter em conta neste tipo de caça, pois devido à proximidade das portas/caçadores podemos atirar na direcção de um colega de caça. Este é sempre um facto a realçar, pois é comum haver notícias de mortes em montarias, muitas porque o caçador atira para algo que não identifica claramente e só vê e ouve a vegetação abanar. Colete e/ou chapéu reflector podem ajudar nestes casos e pede-se ao caçador que só atire a algo que saiba realmente o que é, e não se deixe apoderar pela ganancia de matar.
Os preços neste tipo de caça variam muito dependendo essencialmente da densidade de javali e veados (se for o caso) e se a peça de caça é trazida para casa ou não.



Resta-me desejar a todos os amantes deste género de caça excelentes montarias recheadas de caça, comida, convívio e também de segurança.
Não podemos esquecer também as ajudas dos matilheiros que são fundamentais nas montarias e são por vezes os que menos distinção merecem.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal

O blog caça e cães de caça deseja a todos os visitantes um Bom Natal!

Galinhola

Com o fim da época de caça ás perdizes, lebres e coelhos e com a chegada do frio, alguns caçadores viram-se para a caça a esta ave misteriosa. A galinhola é pouco caçada e conhecida em Portugal continental, ao contrário dos Açores e da Europa onde é muito apreciada.

A galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave de tamanho médio (56-60 cm) e pesa entre 220 a 420 gramas. Apresenta um bico comprido (7cm), uma plumagem com cores castanhas e pretas, que lhe confere uma grande capacidade de camuflagem e graças à posição dos seus olhos tem uma visão de quase 360 graus.

Esta ave alimenta-se essencialmente de minhocas, mas também come larvas, insectos, aracnídeos, pequenos crustáceos e por vezes ingere alguns vegetais como folhas, frutos e pequenas sementes. O seu habitat são essencialmente florestas húmidas, com vegetação rasteira ou arbustos.

A galinhola reproduz-se entre os meses de Fevereiro e Agosto, a postura é em média de 4 ovos,podendo variar entre 2 e 5 ovos. A incubação dura 3 semanas e aos 3 meses de vida as galinholas juvenis atingem o tamanho de adultos


Esta espécie distribui-se pelos continentes Europeu e Asiático e a maioria destas aves migram, exceptuando as populações dos Açores e da Madeira. Na Primavera e Verão as galinholas reproduzem-se no Norte da Europa, Rússia e em alguns países asiáticos e com as primeiras vagas de frio ( Outono e Inverno) deslocam-se para a Europa Ocidental, zona Mediterrânea e até para o Norte de África. No entanto em algumas regiões como o Reino Unido, França e Norte de Espanha, a galinhola pode permanecer o ano inteiro.

No nosso país é uma espécie pouco caçada (exceptuando no Açores) e como o nosso clima não é muito frio, a galinhola não migra em tão grande número para o nosso território como migra para outros países. Há um aumento do número destas aves mais a Norte essencialmente devido à maior humidade e frio que se faz sentir no Norte do nosso país.
Na Espanha e França por exemplo, a caça a esta ave é muito apreciada, mesmo sendo uma espécie mais rara de se encontrar,que requer bons cães para as encontrar e cujos terrenos são complicados.

A raça mais apreciada para caçar esta ave é o Setter Inglês, apesar de o Pointer e Epagneul Breton também serem raças usadas na caça a esta misteriosa ave.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Montarias Federcaça


(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Resultados - 1ª taça de Portugal de SH da CNCP

Aqui ficam os três primeiros classificados da 1ª taça de Santo Huberto da CNCP, que se realizaou este fim-de-semana, 12 e 13 de Dezembro, em Tavira e Castro Marim.

1º Mário Brito com PP (Beira Litoral)
2º Fernando Silva com BA (Federação Algarve)
3º André Pereira com BA (Federcaça)


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Montaria Couço/Mora



(clique nas imagens se quiser ampliar)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Á caça com cães de parar

Um total de 20 minutos com imagens de setters a caçar coelhos e de outras raças a caçarem também coelhos e perdizes.



domingo, 6 de dezembro de 2009

Treino de um cão de perdizes

Trago-vos mais dois vídeos, desta vez com filmagens de um treino de setters com perdizes.
Podemos apreciar neste vídeo boas paragens e a beleza destes cães, apesar de terem uma ampla busca e velocidade, em alguns terrenos é possível caçar com estes cães.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Caça ao Javali - Esperas ao Luar

Este é um vídeo que anuncia o DVD com filmagens de esperas nocturnas ao javali. O grande trunfo desta produção é usar a tecnologia "nightvision" que permite filmar de noite em grande qualidade. Com esta tecnologia podemos ver perfeitamente os movimentos da vara enquanto se alimentam e até se vê o tiro.

Montaria Carviçais

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Troféu em Homenagem a Luís Albano


No próximo dia 6 de Dezembro, em Vila do Bispo (Algarve), irá realizar-se a segunda edição do Troféu Costa D´Ouro (prova de Santo Huberto) . Este troféu tem como principal objectivo homenagear Luís Albano e é organizado pelos Clube de Caça e Pesca do Concelho de Vila do Bispo, Clube de Caça e Pesca do Concelho de Aljezur e Clube dos Caçadores de Lagos.

Concentração: 07:00
Local: Salão dos Bombeiros de Vila do Bispo
Inscrições até 29 de Novembro de 2009

Preço: € 35:00 c/Pequeno-almoço e Almoço
€ 15:00 p/Acompanhantes

Contactos:
J. Alves: 966 029 702
J. Fonseca: 968 082 658
J. Messias: 962 764 551
email:ccpcvb@hotmail.com

Prova de Santo Huberto - Cabanas de Viriato

A prova de Sto Huberto organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Cabanas de Viriato e pela Federação dos Clubes de Caça e Pesca do Distrito de Viseu, que se deveria realizar dia 8 de Novembro, foi cancelada.
Assim sendo esta região ficam sem os 3 representantes que deveriam representar a região de Viseu na final da Taça das Confederações.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tvcaça


Surgiu recentemente um novo site sobre caça, neste caso com vídeos de caça e não só desde filmagens de caçadas, conversas com juízes ou com veterinários e também vídeos sobre pesca.
Esta web tv é exclusivamente nacional.
Ainda está no início mas já conta com alguns vídeos interessantes.

www.tvcaca.com

Vídeos: o cão de caça prática

Vídeos sobre o cão de caça prática com um total de 32minutos.







terça-feira, 10 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aos coelhos no Alentejo

Aqui deixo o filme: "Aos coelhos no Alentejo com podengos e cruzados".
São imagens de uma caçada aos coelhos no Alentejo, onde se pode ver algum trabalho dos cães e a divisão das peças no final. São 32minutos no total.







quarta-feira, 4 de novembro de 2009

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

10 mil visitas

É com muita alegria que vejo este blog chegar ás 10mil visitas e venho agradecer a todos os que visitam este blog.
Relembro aqui a entrevista feita em Julho ao participante de provas de Santo Huberto, Ricardo Inácio, que possivelmente os seguidores mais recentes deste blog podem não ter lido.
Mais uma vez obrigado!


Ricardo Inácio começou a concorrer em provas de Sto Huberto à cerca de 3 anos e hoje é presença habitual em algumas provas. É um treinador jovem e amador, que trabalha com cães de raça pointer e tem como objectivo a criação de exemplares morfologicamente perfeitos, dotados de boas aptidões cinegéticas e que dignifiquem o estilo da raça.

Recentemente criou o site do seu canil www.emanacoes.com que contem imagens, vídeos e notícias sobre o canil e o seu trabalho.
Passemos então à entrevista:

Como se tornou caçador?

Ricardo Inácio: Desde que me lembro sempre tive um fascínio muito grande pela natureza e pelo campo. Por norma estes gostos passam de pai para filhos, mas no meu caso não. Tinha na altura 2 vizinhos meus que eram caçadores e comecei a acompanhá-los nas suas jornadas cinegéticas. Com 16 anos de idade, raro era o domingo que não ia para o campo com eles só pelo prazer de poder dar 2 ou 3 tiritos no final da jornada e esperando ansiosamente pelos 18 anos de idade para me poder tornar caçador.

Qual é a espécie cinegética que mais caça?

RI: É sem dúvida alguma a Perdiz. Cada vez mais a minha época venatória resume-se a todas aquelas espécies que possam ser caçadas com a companhia dos meus companheiros de 4 patas.

Qual a sua raça de cães de caça favorita e porquê?

RI: O Pointer. Esta é para mim a raça de eleição, não me vejo a caçar com outra. Desde muito novo sempre olhei para esta raça de uma forma diferente de todas as outras. A sua beleza plástica, estilo, paixão e capacidade de detectar uma peça de caça a grandes distâncias, foram decisivas na minha escolha.

Como conheceu as provas de cães de parar?

RI: Inicialmente através de revistas e de DVD’s, ficava fascinado com o elevado grau de ensino dos cães. Tentei saber rapidamente das diferenças de todas aquelas provas, umas vezes via cão com o caçador a acompanhá-lo, noutras apenas via cães a correrem que nem loucos sem caçador…rsrsrrs. Pois é, existem várias modalidades e todas elas diferentes umas das outras, que requerem exemplares preparados ao mais alto nível para poderem participar nelas. Depois disso, comecei a assistir a provas e a conhecer pessoas ligadas às mesmas, participantes e juízes.

Quando foi a sua primeira prova de cães de parar?

RI: A minha primeira prova foi no de 2006 em Torres Novas. Foi uma prova de Stº Huberto organizada pela Associação de Caçadores local. Quem está por fora não tem a ideia do que é andar a lutar contra o tempo, muitas das vezes acompanhados de exemplares também eles inexperientes na modalidade, mas afinal era a minha primeira vez…..

Qual foi a maior alegria que já teve numa prova de cães de parar?

RI: Penso que todos aqueles que participam em qualquer competição, fazem-no de certa forma para obter a melhor classificação possível. A minha maior alegria foi sem dúvida quando obtive a minha primeira classificação final de 1º lugar, na feira de Caça e Pesca do Algarve 2008.


O blog agradece a Ricardo Inácio pela colaboração e tempo perdido a ajudar este blog a crescer.
O blog deseja a maior sorte a Ricardo Inácio e aos seus pointers nos treinos e provas!



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fotos


Carlos Pires com o título de campeão mundial de Santo Huberto 2009


A selecção portuguesa

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Portugal vice-campeão individual e por equipas

E mais uma vez Portugal ao mais alta nível nas competições com cães de parar, desta vez foi no Campeonato do Mundo de Caça Prática onde Vitor Silva se sagrou vice-campeão do Mundo em continentais com o Braco Alemão "Urbino". Juntamente com José Matos trouxeram também para Portugal o título de vice-campeão por equipas com os cães "VENUS DU PIED DU MONT" e "Urbino", Bracos Alemães de Vitor Silva e "Russo" outro Braco de José Matos.


INDIVIDUAL RESULTS

WORLD CHAMPIONSHIP FOR BRITISH POINTING DOGS 2009 DOGS IN CLASSIFICATION: 7

ANTER PARDINI ITALY 1 ECC. 8 M.B. 4 12
SIRIO CONTI ITALY ECC. CACT 12 0 12
VITAL DU MAS D'EYRAUD MAUDET FRANCE ECC. 7 M.B. 4 11
IMO VOM MUECKENBORN SCHOENAU GERMANY 0 1 ECC. 8 8
GHIBLI BALOCI ITALY 0 1 ECC. 8 8
VODKA DU GARRON DES ROCAILLES FONTANINI FRANCE 0 ECC 7 7
MOKO DE LA RIVERA DEL CEA ARAGON SPAIN 0 ECC 7 7

WORLD CHAMPIONSHIP FOR CONTINENTAL POINTING DOGS 2009 DOGS IN CLASSIFICATION: 16

VICO DES DOVES DU PILOT CAHUZES FRANCE ECC. CACT 11 ECC.CACT RCACIT 11 22
URBINO SILVA PORTUGAL ECC. 1 RCACT 9 ECC. CACT CACIT 12 21
VOSS DU PIED DU MONT FUSILLIER FRANCE ECC. CACT 12 ECC. 7 19
AMBRE DES FORETS DE GASCOGNE VEYSSIERE FRANCE ECC. 7 M.B. 4 11
ZOLA Z TISMENIC ZOUBEK CZECH REPUBLIC M.B. 4 ECC. 7 11
BOSCO DU VAL DE CEZE SINANIS GREECE ECC. 1 RCACT 9 0 9
OKI Z VAPENEK ZOUBEK CZECH REPUBLIC 0 ECC. RCACT 9 9
VEGA DU PIED DU MONT HERAK CROATIA 0 ECC. 7 7
VANILLE DU PIED DU MONT FUSILLIER FRANCE 0 ECC. 7 7
XILLOE V.D. KREPPELSE HEIDE RODRIGUEZ SPAIN ECC. 7 0 7
LAKKOPETRA FURIA LIAPIS GREECE 0 ECC. 7 7
RUSSO MATOS PORTUGAL ECC. 7 0 7
VENUS DU PIED DU MONT SILVA PORTUGAL 0 ECC. 7 7
DOLBI DE LA JUDERIA ARAGON SPAIN 0 ECC. 7 7
POTRO DE SABOYA PENA PAU SPAIN 0 ECC. 7 7
BØGESKOVENS FRIGG DAMMAND DENMARK 0 ECC. 7 7


TEAM RESULTS

b CROATIA DOGS IN CLASSIFICATION: 2
NARDI OD PASTORCICA GMIZIC 0 4 NESSUN ECCELENTE 4
NESTA OD PASTORCICA PASTORCIC 4 0 NESSUN ECCELENTE 4
8 TEAM's SCORE
b FRANCE DOGS IN CLASSIFICATION: 3
b VODKA DU GARRON DES ROCAILLES FONTANINI 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
THEO DES HAUTS DE BARRY MAUDET 0 4 NESSUN ECCELENTE 4
b VITAL DU MAS D'EYRAUD MAUDET 7 4 ALMENO UNO ECCELENTE 11
22 TEAM's SCORE
GERMANY DOGS IN CLASSIFICATION: 1
b IMO VOM MUECKENBORN SCHOENAU 0 8 ALMENO UNO ECCELENTE 8
8 TEAM's SCORE
b ITALY DOGS IN CLASSIFICATION: 3
b GHIBLI BALOCI 0 8 ALMENO UNO ECCELENTE 8
b SIRIO CONTI 12 0 ALMENO UNO ECCELENTE 12
b ANTER PARDINI 8 4 ALMENO UNO ECCELENTE 12
32 TEAM's SCORE
PORTUGAL DOGS IN CLASSIFICATION: 1
ATHENA DOS POTINHOS FERNANDES 0 2 NESSUN ECCELENTE 2
2 TEAM's SCORE
SPAIN DOGS IN CLASSIFICATION: 1
b MOKO DE LA RIVERA DEL CEA ARAGON 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
7 TEAM's SCORE
BULGARIA DOGS IN CLASSIFICATION: 1
RON VETRENSKI 4 4 NESSUN ECCELENTE 8
8 TEAM's SCORE
b CROATIA DOGS IN CLASSIFICATION: 2
GAIO DI SAN FIORANA HERAK 4 0 NESSUN ECCELENTE 4
b VEGA DU PIED DU MONT HERAK 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
11 TEAM's SCORE
b CZECH REPUBLIC DOGS IN CLASSIFICATION: 3
NORA ZO STARYCH LEVIC NAVRATIL 0 2 NESSUN ECCELENTE 2
b ZOLA Z TISMENIC ZOUBEK 4 7 ALMENO UNO ECCELENTE 11
b OKI Z VAPENEK ZOUBEK 0 9 ALMENO UNO ECCELENTE 9
22 TEAM's SCORE
b DENMARK DOGS IN CLASSIFICATION: 2
b BØGESKOVENS FRIGG DAMMAND 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
OKSENHAVENS ASLAN ROEST 2 0 NESSUN ECCELENTE 2

9 TEAM's SCORE

b FRANCE DOGS IN CLASSIFICATION: 4
b VICO DES DOVES DU PILOT CAHUZES 11 11 ALMENO UNO ECCELENTE 22
b VANILLE DU PIED DU MONT FUSILLIER 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
b VOSS DU PIED DU MONT FUSILLIER 12 7 ALMENO UNO ECCELENTE 19
b AMBRE DES FORETS DE GASCOGNE VEYSSIERE 7 4 ALMENO UNO ECCELENTE 11
59 TEAM's SCORE
b GREECE DOGS IN CLASSIFICATION: 2
b LAKKOPETRA FURIA LIAPIS 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
b BOSCO DU VAL DE CEZE SINANIS 9 0 ALMENO UNO ECCELENTE 9
16 TEAM's SCORE
TALY DOGS IN CLASSIFICATION: 1
USMAEL DE KERANLOUAN LANZI 4 0 NESSUN ECCELENTE 4
4 TEAM's SCORE
b NORWAY DOGS IN CLASSIFICATION: 3
GRUETJERNETS LYNG ANDERSEN 4 4 NESSUN ECCELENTE 8
LUNDARS VANJA ANDERSEN 0 4 NESSUN ECCELENTE 4
RONDESLOTTET'S QUICK SILVER SCHULZE 2 0 NESSUN ECCELENTE 2
14 TEAM's SCORE
b PORTUGAL DOGS IN CLASSIFICATION: 3
b RUSSO MATOS 7 0 ALMENO UNO ECCELENTE 7
b URBINO SILVA 9 12 ALMENO UNO ECCELENTE 21
b VENUS DU PIED DU MONT SILVA 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7

35 TEAM's SCORE
b SPAIN DOGS IN CLASSIFICATION: 3
b DOLBI DE LA JUDERIA ARAGON 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
b POTRO DE SABOYA PENA PAU 0 7 ALMENO UNO ECCELENTE 7
b XILLOE V.D. KREPPELSE HEIDE RODRIGUEZ 7 0 ALMENO UNO ECCELENTE 7

21 TEAM's SCORE

RESULTS FOR BRITISH POINTING DOGS

1. ITALY 32
2. FRANCE 22
3. CROATIA 8

RESULTS FOR CONTINENTAL POINTING DOGS

1. FRANCE 59
2. PORTUGAL 35
3. CZECH REPUBLIC 22
4. SPAIN 21
5. NORWAY 17
6. GREECE 16
7. CROATIA 11
8. DENMARK 9

Ainda o campeonato do Mundo

Aqui fica a classificação do pódio individual e do total por equipas (seleções), onde Portugal fica á frente de Espanha e França.

FINALS AFTER BARAGE MEN
1. PIRES ANTONIO CARLOS - ALPHA DOS POTTNHOS - PORTUGAL
2. MIROSLAV NENKOVSKI - INKA VON DER POSTSCHWAIGE - BULGARIA
3. GMIZIC DAVOR - NARDI OD PASTORCICA - CROATIA


TEAM RESULTS and CLASSIFICATION
MEN
CROATIA Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 3 Total Hunters' Points: 68 Total Dogs' Points: 51
SAN MARINO Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 5 Total Hunters' Points: 84 Total Dogs' Points: 44
PORTUGAL Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 7 Total Hunters' Points: 61 Total Dogs' Points: 45
SPAIN Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 8 Total Hunters' Points: 59 Total Dogs' Points: 32
FRANCE Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 9 Total Hunters' Points: 49 Total Dogs' Points: 40
DENMARK Participations: 2 Total Hunters' Clasification: 9 Total Hunters' Points: 47 Total Dogs' Points: 38
BULGARIA Participations: 1 Total Hunters' Clasification: 1 Total Hunters' Points: 39 Total Dogs' Points: 27

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Couto e coutadas


O programa couto e coutadas emitido pela rtp2 volta este domingo, dia 25 às 19horas.
Este programa sobre caça e as suas envolventes já vem sendo habitual ser transmitido durante a época de caça.

Para saber mais informações sobre o programa clique aqui.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Campeonato do Mundo de Sto Huberto

Carlos Pires e a sua pointer "Alfa dos Potinhos" que alcançaram o 1º lugar individualmente


Carlos Pires e Alberto Cantineiro que alcançaram o 3º lugar por equipas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nova formação "Biologia do Veado"



Nova formação "Biologia do Veado" destinada a caçadores
(ou futuros caçadores).

Curso de 9 de Novembro a 29 de Novembro.

Inserido no plano de cursos destinado aos caçadores (quer os já encartados, quer os que não sendo caçadores desejam prepara-se para o Exame da Carta de Caçador) a formação Biologia do Veado pretende dotar o formando de conhecimentos sobre a biologia do Veado (Cervus elaphus). Ecologia, Reprodução, Morfologia, Dieta são alguns dos aspectos abordados neste curso. São também abordados alguns aspectos ligados à actividade cinegética desta espécie.


Para mais informações clique aqui.

Inser

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Resultados do Campeontao do Mundo de Sto Huberto


É com enorme alegria que partilho a informação que o concorrente português Carlos Pires se sagrou Campeão do Mundo de Santo Huberto com a sua cadela pointer, no campeonato que decorreu na Grécia de 16 a 18 de Outubro.
De salientar ainda o facto desta cadela ( Alfa dos Potinhos ) ser nascida, criada e treinada em Portugal.
Carlos Pires tinha-se sagrado vice-campeão nacional e pertence à 1º Região Cinegética e á federação FCDEM.
Isto demonstra o nível dos praticantes de Santo Huberto em Portugal e que mesmo não sendo profissionais conseguem excelentes resultados.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novidades na carta de caçador



Dia 12 de Outubro foi publicada uma portaria que entrará em vigor a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2010.
Destaca-se a necessidade de frequentar uma acção de formação adequada á especificação pretendida, que será realizada pelas OSC (Organizações do sector da caça), para se puder candidatar à carta de caçador.
De realçar também que as fases anuais de exame passam para pelos menos 4 por ano, nos meses Janeiro, Abril, Julho e Outubro. As candidaturas para exame de carta de caçador passam a ser realizadas por via electrónica através do portal da AFN (Autoridade Florestal Nacional).

Pode consultar a portaria carregando aqui.

Campeonato do Mundo de caça prática

Decorerram dia 3 de Outubro os Testes para a Seleçcão Portuguesa de caça pratica tendo sido selecionados os seguintes cães.

Continentais:
Urbino BAM, propriedade e conduzido por Vitor silva
Venus du pied du mont BAF, propriedade e conduzido por Vitor silva
Russo BAM, propriedade de Jorje Cid e conduzido por José Matos
Tecca BAF, propriedade de Jorje Cid e conduzido por José Matos

Britanicos:
Atena dos Potinhos PF, propriedade de Sérgio Afonso e conduzido por Hugo Fernandes
Bentley SIM, propriedade e conduzido por José Afonso
Fair PM, propriedade e conduzido por Sérgio Afonso
Hermes da Quinta do Meirinho, propriedade e conduzido por Jorge Felisbela

in santohuberto.com



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

III Troféu Dr. Gualter Furtado



Decorreu no passado 3 de Outubro o III Troféu de Santo Huberto em homenagem ao Dr. Gualter Furtado. Este troféu composto por duas provas contou com a presença de 20 concorrentes oriundos de diversas ilhas e do continente.

A excelente organização levada a cabo pelo Cremildo Marques, teve o apoio da Câmara Municipal das Lajes do Pico. Julgaram as provas os juízes Joaquim Rosa, Luís Figueiredo, Nunes e Emílio Sá.

Classificação final:







1º José Santos
2º José Teixeira
3º Cremildo Marques
4º Rui Costa
5º Luís Faria
6º José Moniz
7º Gualter Furtado
8º Mário Sequeira
9º João Silva
10º Rui Sá
11º Olívio
12º Ricardo Carvalho
13º Tobias
14º António Tomás
15º Agostinho Germano
16º Victor Inácio
17º António Salgueiro
18º António Leal
18º Henrique Pacheco
20º Rui Romano













Foi ainda atribuído um prémio para o melhor cão em prova sendo o vencedor com 25 pontos a Íris, Braco Alemão, Fêmea, de José Moniz.

A entrega dos prémios decorreu no salão da Manhenha, durante um jantar da Confraria de Gastronomia Cinegética dos Açores. Durante o jantar decorreu ainda uma cerimonia de entronização de novos confrades. Esteve presente um elemento da Confraria dos Gastrónomos dos Açores, que apadrinha esta nova confraria.

O Jantar, como não podia deixar de ser, foi composto por uma variadíssima gama de excelentes pratos da gastronomia cinegética açoriana, confeccionados por habilidosas mãos picarotas.

Como nota final destaco o excepcional ambiente de companheirismo vivido na ilha do Pico e a forma extraordinária como fui recebido pelos amigos Cremildo Marques e Gualter Furtado, para eles um grande abraço.

(Fonte: www.santohuberto.com)


Foi com certeza uma excelente prova de Santo Huberto, recheada de convívio e de comida, mostrando assim o verdadeiro espírito destas provas. Parabéns a todos os organizadores e participantes!


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vídeo podengo português pequeno

Coloco aqui um vídeo de 41 Min sobre o nosso podengo português pequeno. Este é um vídeo feito pelo canil do vale do cutileiro.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Segurança na caça


Todos os anos se ouvem falar em acidentes e às vezes até mortes, como por exemplo este ano que faleceu um jovem que andava à caça com o pai às rolas e que também já surgiram notícias de alguns acidentes na abertura geral.

Ainda o ano passado a mim me passou um tiro bem perto e ainda segundos antes estava a falar com o caçador que atirou à peça, que neste caso era uma perdiz. Por vezes o vício, a adrenalina e o querer matar, fazem-nos ficar cegos e atirar sem pensar que podemos acertar em alguém próximo ou até às vezes nos nossos próprios companheiros de quatro patas.

Por vezes no meio da vegetação e com o traje camuflado típico do caçador é difícil distinguir-se o caçador no meio do campo. Na caça às galinholas ou nas montarias já é notória a preocupação com a segurança das pessoas e muitos dos caçadores já usam coletes ou chapéus com cores fluorescentes (laranja). Neste ano fui a uma montaria e ofereceram-me um chapéu desses e de agora em diante vou levá-lo sempre para a caça, sinto-me assim muito mais protegido contra tiros de caçadores que às vezes não conseguiram ver que está outro caçador ali perto. Em Espanha já é bastante utilizado este método e até em provas de Santo Huberto.

Se calhar uma perdiz ao longe vê-me melhor e foge mais depressa, mas não haja dúvida que todos preferimos perder uma ou outra perdiz a ferir algum ser humano.

Outro ponto é no transporte da arma que temos de ter atenção, pois andamos o dia todo com a arma carrega e devemos transportá-la de forma segura com os canos sempre para cima.