terça-feira, 22 de setembro de 2009

Esperas aos javalis



A caça ao javali e veado teve um aumento vertiginoso nos últimos anos e as esperas ao javali tornaram-se muito comuns. Muitos dos aficionados pelas esperas são caçadores que pretendem exercer alguma actividade venatória durante o defeso.
As esperas efectuam-se nas noites próximas de a lua estar cheia, para que graças à luz reflectida pela lua se veja um pouco melhor durante a noite.

Agora para termos maiores chances de um porco passar no nosso local de espera são construídos os cevadouros. Nos cevadouros normalmente coloca-se comida para atrair o porco até lá (por ex: milho). Gasóleo/gasolina para os porcos se banharem ou um líquido que é tem um cheiro idêntico ao de uma porca com o cio também atraem o javali, mas é proibida a sua utilização. Cada caçador tem os seus truques para atrair os javalis.
Em alguns casos constrói-se um palanque, normalmente feito de madeira elevado do chão onde o caçador se coloca à espera da vinda do porco. Convém que o local seja confortável ou que levemos um pequeno banco, pois ainda serão algumas horas que estaremos sempre na mesma posição.
Analisando o terreno do cevadouro podemos descobrir se existem pegadas ou outras alterações que nos permitem saber se algum javali tem ido ao cevadouro. A partir dai conseguimos ver a assiduidade, se vai uma vez por semana ou mais. Podemos descobrir também a rota do porco, de onde surge, se vai logo á comida ou se prefere ir ao lameiro/charco ( sítio com lama onde o porco se lava pagar assim afugentar os insectos) e por onde sai.
Os danos do javali em campos de trigo, milho ou girassol são bem visíveis e por ai também podemos tirar algumas informações como o nº de javali e através das pegadas também conseguimos descobrir o número de bichos e o tamanho/idade do javali.


A nossa colocação no terreno é muito importante. O local deve permitir-nos ver o javali sem que ele nos veja a nós, convém ser limpo de mato ( para podermos ver bem o javali) e temos de ter em atenção o vento.
O javali é dotado de um excelente olfacto, o que se tiver vento a seu jeito ainda o ajuda mais. Hoje em dia já há vestuário especializado para não deixar sair quase cheiro do caçador para que o javali não o descubra, se o descobrir é quase certo que não irá entrar e não nos dará a chance de atirar-mos.
Além disto o javali é extremamente cauteloso. É capaz de atravessar o mato lentamente e sem fazer quase barulho e acontece frequentemente se for um grupo de porcos que primeiro entram os mais novos e menos cautelosos e só depois de algum tempo é que entram os maiores, mais velhos e sábios javalis, que são o troféu mais apetecido.
Outro factor importante é a hora da chegada ao posto. Devemos chegar antes que a noite se inicie ou seja antes que as sombras desapareçam, pois normalmente o javali só entra em actividade ao anoitecer.

Como o tiro nas esperas não é muito longe a maioria dos caçadores caça com uma caçadeira normal. Outra opção é a carabina, mais dotada para tiros mais longe, mas como os euros não abundam, muitos utilizam a sua caçadeira "normal" para a caça e que tem também excelentes resultados.
Alguns utensílios que devemos levar serão uma faca/navalha para se for necessário acabar de matar o javali, comida se ficarmos muito tempo a fazer a espera e porque não uma máquina fotográfica, para se a sorte nos sorrir podermos guardar uma recordação.


Um comentário:

pedrocordeirodemelo@ig.com.br disse...

coNunca foi tão fácil caçar javalis e veados.
O javali, em superabundância hoje na França, suspira: "já vali mais!". O próprio governo pede socorro aos caçadores, porquanto tais porcos estão causando muitos acidentes nas estradas, sem falar nos danos nas plantações, sobretudo nas de milho.
E veados? Hoje é o que mais abunda. Bunda pra quem quiser: no campo e nas cidades.