sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Patron

Para os apaixonados pelos cães de parar não há coisa mais bonita do que ver vários cães caçando em harmonia. Procurando independentemente, mas respeitando a paragem do outro cão fazendo um patron ou vulgarmente chamada de paragem por simpatia.

Ver vários cães parados com a mesma peça de caça certamente nos dará muito maior gozo nas nossas caçadas.
Há caçadores que gostam de caçar com um só cão e há outros que preferem mais, seja devido aos terrenos ou temperaturas, outros ainda caçam em grupo levando cada um o seu cão e gostam que os cães se respeitem e não se atrapalhem acabando por afugentar a caça.
Normalmente não é por levarmos mais cães que vamos caçar mais peças, mas se acabarmos por caçar com mais cães é bom que eles se respeitem e não comecem a competir, aceitando a mostra do outro cão e controlando o seu instinto de presa.

Dentro das várias raças não encontramos nenhum com mais capacidade para o patron. Tanto em britânicos como nos continentais há cães que fazem o patron instintivamente e naturalmente, mesmo desde jovens, aprendendo a respeitar o cão que encontrou a peça.
Exemplares mais inseguros e submissos e menos independentes têm mais tendência a patronear, o mesmo acontece quando deixam o outro cão cobrar. Mas de nada nos vai servir cães que se guiem somente pelos outros, sem iniciativa, mesmo que respeitem o trabalho dos outros, pois assim nunca se tornaram bons auxiliares na caça.

Agora e um exemplar procura bem, trabalha bem, cobra bem mas não respeita a paragem de outro cão, ultrapassando-o e por vezes levantando a caça fora de tiro, temos de o saber ensinar.


É mais bonito o patron natural, que muito cães só adquirem quando têm mais idade, maturidade e experiência, mas podemos ensiná-lo ao nosso companheiro.
Para isso procuremos um lugar com tranquilo e sem vegetação em demasia, pediremos ajuda a outra pessoa que leve um cão já experiente e que cace bem em grupo. Soltaremos 2 ou 3 peças por treino em locais onde as possamos referenciar, para sabermos mais ou menos a zona onde o cão parará.
Se possível levar o experiente solto e o aluno mais controlado com uma trela/corda grande deixá-los caçar até o experiente encontrar a peça e ir guiando o aprendiz até perto do outro, mas sem deixar passar-lhe á frente e segura-lo com a trela. Com o outro cão fazemos levantar a peça e se for permitido podemos abate-la. Mais tarde ou mais cedo o cão começará a entender e poderemos começar a levá-lo solto e indo corrigir se for necessário até que ele faça totalmente o patron. Com treino e paciência conseguiremos alcançar o nosso objectivo.


Um comentário:

Unknown disse...

eu adoro cães e vejo muitos vídeos de caça na internet,eu acho ilário.
e eu acho muito legal que tenha um blog que trate do assunto,pq eu vejo que outras pessoas também gostam do assunto