domingo, 27 de setembro de 2009

A uma semana da abertura geral...

São 6 da manhã e toca o despertador. São horas de levantar e preparar para chegar ao campo antes do nascer do sol. Objectivo: fazer o reconhecimento do terreno de caça, voltar aos terrenos onde habitualmente as perdizes estão todos os anos, saber onde elas estão e se há uma boa quantidade ou não.
As 7h já nos encontrávamos no local e com o nascer do dia começámos a ouvir os bandos de perdizes a cantar. Assim que clareou e já se via começámos a nossa jornada a pé e depressa ouvimos um maticar de um cão. Mais tarde viriamos a encontrar não um, mais dois "artistas" meio vadios que andavam atrás das perdizes. Continuámos a jornada enquanto todos os animais, desde corvos, melros e pardais estavam também já a iniciar o seu dia.
A jornada continuou e fomos avistando as perdizes, um ou outro coelho que atravessa uma vinha a alta velocidade e falando com outros conhecidos que andavam ainda na vindima. Ás 11h da manhã depois de 4horas de caminhada, alguns bandos de perdizes vistos e perseguidos e meia dúzia de coelhos também avistados, demos por terminado o passeio. Serviu para preparar as pernas para a grande abertura de 5 de Outubro e para saber onde as perdizes andam.

(Cova onde as perdizes se emburalham no pó para matar os piolhos ou insectos que as chateam, pode ver-se que até deixaram 2 ou 3 penas)


( Raspado e fezes de coelho)


( As marcas da pata de um javali e a sua "banheira")

Nenhum comentário: