terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cães de caça ao coelho


Nos últimos anos temos visto que os caçadores de coelhos têm aderido a outras raças que não o podengo português. Raças como o basset fauve da bretanha, o beagle e o basset griffon venden têm cada vez mais lugar nos canis dos caçadores portugueses.
Estes cães são essencialmente cães de seguir rasto, latem bem quando sentem o rasto e são de tamanho pequeno/médio. Mas nem tudo é perfeito, dependendo dos tipos de terrenos estes cães podem ter maiores ou menores dificuldades no seu trabalho, pois estão adaptados á caça nos terrenos do seu país de origem (França) e aqui as temperaturas e os terrenos são diferentes.
Outro aspecto é o latir ao seguir o rasto, há excepções mas a maioria destes cães ao mínimo cheiro de coelho latem muito e alto chamando os colegas, o que pode ser enganador e o coelho já ter passado por ali à muito tempo e assim destabilizar o trabalho dos outros cães.
Com isto nasceram os cruzamentos entre o podengo e estas raças, na busca de ter um cão que siga bem o rasto, matique bem e entre bem nos matos e silvas.

Com mais ou menos sucesso continuam a ser utilizados pelo caçador português.

Nenhum comentário: