terça-feira, 11 de agosto de 2009

A caça e os novos caçadores


Hoje em dia há cada vez menos caçadores, as gerações mais velhas vão acabando e poucos novos tiram a carta. A vida nas cidades e as novas tecnologias ( computadores, Internet, playstations, etc) afastam os mais novos do contacto com o campo, animais e da caça, e assim vai diminuindo o número de novos aspirantes a caçador. Alguns como eu lá vão escapando que graças a algum contacto com o campo e animais ao fim-de-semana, desperta o bichinho também da caça, "empurrado" pelo gosto dos pais ou familiares.
Por outro lado a maioria dos caçadores já são pessoas de alguma idade e aos poucos vão-se indo embora. A crise não ajuda em nada e se à de cortar em despesas e no lazer, muitas vezes deixa-se de caçar. A caça que parecendo que não, movimenta muito dinheiro seja em pagar caçadas, transportes, comidas, alojamentos, licenças entre outros.
A caça não é só matar, é o gosto pelo campo, pelos nossos companheiros de quatro patas, pelo convívio e paródias no fim das caçadas e muito mais.
Por isso e por tudo mais há que mostrar aos mais novos este desporto e este modo de vida, para que haja quem continue a zelar pela gestão de zonas de caça, de espécies.

2 comentários:

MiguelRSC disse...

blog de louvar! parabens! também sou um jovem caçador! já agora es de q zona?
Cumprimentos

Jovem Caçador disse...

Obrigado! Eu ainda não sou caçador, mas se tudo correr bem este ano tiro a carta. Eu sou das caldas da rainha e tu?