terça-feira, 18 de agosto de 2009

Manter o nosso cão em forma


Todos nós sabemos que só quase no fim da época é que os nossos companheiros se encontram em plena forma física. Durante o defeso é normal os nossos cães engordarem e perderem forma e nos primeiros dias de caça vemos o nosso cão não consegue dar mais de si por estar ainda em baixo de forma.
Para começarmos a época com os cães numa boa forma devemos tomar alguns cuidados, quer seja um cão jovem ou já adulto devemos sair com eles e trabalhar bem e planificar o trabalho ainda a realizar.
Num cão jovem além da forma temos que trabalhar também outras coisas como o cobro, entre outros.
Para mantermos o nosso cão em boa forma, tanto física como mental, devemos sair com ele regularmente. Podemos leva-lo a um campo de treino por exemplo, começando por deixa-lo correr algum tempo e ir aumentando gradualmente, além disso podemos recordar algumas ordens de obediência ou mostrar-lhe novamente peças de caça e se necessário corrigir alguns defeitos.
Outra opção é leva-lo a sítios isolados em que possamos soltar o cão sem problemas e em que não estrague caça, e porque não também durante o defeso participar em provas de Santo Huberto, caça prática, etc em que assim também vamos mantendo o nosso cão em forma.

Estas são algumas dicas para que comecemos a caça já com os nossos amigos em boa forma em que possam dar o melhor que sabem e conseguem.

Nenhum comentário: