domingo, 16 de agosto de 2009

Reprodução canina

Na caça muitas vezes nos fazemos acompanhar de um companheiro canino, neste post vou falar sobre a reprodução do nosso amigo de quatro patas.

A cadela tem um cio por cada estação reprodutiva, se a cadela não ficar prenha só terá um novo cio numa nova estação reprodutiva. Normalmente uma cadela tem duas estações por ano, separadas por cerca de 6 meses. Graças á domesticação as cadelas podem ter o cio em qualquer altura do ano, mas as épocas mais frequentes para a ocorrência do cio é o inicio da Primavera e o inicio do Outono.
Cadelas que tenham o cio no inicio da Primavera e do Outono pode dever-se ao facto de estarem mais expostas a estímulos externos como a temperatura ou o número de horas de sol diárias. As cadelas expostas ao ar livre (canil) estão mais expostas a estes estímulos do que as cadelas mantidas dentro de casa.


A idade em que os cães alcançam a puberdade varia com o tamanho. Nas cadelas pequenas o cio aparece perto dos 6 meses, nas cadelas de tamanho médio aparece entre os 8 e 10 meses de idade e nas cadelas de raças grandes ou gigantes aparece por volta dos 15 meses.
O primeiro cio pode ser bastante irregular e por vezes pode dar-se o caso de a cadela ter um cio silencioso (quando não dá sinais externos de estar a ter o cio). As cadelas têm cios durante toda a vida, um erro comum é pensar que uma cadela por já ser velha não vai engravidar.
Nos machos a idade em que atingem a puberdade é idêntica á das fêmeas, um sinal de que atingiram a puberdade é o de começarem a levantar a pata para urinar. Estudos dizem que cerca de um mês depois deste sinal externo aparecer o cão começa a gerar espermatozóides férteis.


A cadela sofre mudanças hormonais, físicas e comportamentais que visam prepará-la para a cópula, fecundação e posterior gestação.
Na primeira fase do ciclo a cadela começa a atrair a atenção dos machos, urina mais frequentemente e a vagina aumenta de tamanho, através da vagina a cadela liberta um fluído predominantemente sanguíneo que contem feromonas responsáveis pela atracção sobre os machos. A duração deste ciclo é variável de cadela para cadela mas normalmente dura entre 8 a 12 dias. Durante este período dá-se o crescimento e maturação dos óvulos da cadela e nesta fase a cadela não aceita ser coberta pelo cão.
O próximo período tem a duração de 6 a 9 dias, a fêmea começa a procurar a atenção dos machos, a vagina continua a aumentar de tamanho e libertando um fluído mais transparente e não tão sanguíneo e a fêmea já aceita os machos.
Segue-se a última fase do ciclo em que o ciclo entra em inactividade e em preparação para um novo ciclo.
O macho não tem ciclo reprodutivo estando preparado para se reproduzir em qualquer altura do ano, mas pode originar mais espermatozóides se estiver em contacto com alguma fêmea com o cio.

Com isto podemos saber mais ou menos a altura ideal para cruzar a cadela, tendo o esperma do cão uma duração de 7 dias ao cobrirmos a cadela devemos fazer um salto 3 dias depois da fêmea começar a aceitar o cão e repetir de novo 2 ou 3 dias depois, para assim termos maiores hipóteses de sucesso. Existem cadelas que são selectivas quanto aos machos, aceitando uns mas rejeitando outros.
Existem sprays para "disfarçar o cheiro do cio da cadela que atrai os machos, assim como para evitar ninhadas podemos ou castrar a cadela ( o que não prejudicará em nada o acto de caça da cadela e ainda previne a aparição de cancros mamários) ou por injeções ou pastilhas com químicos que inibim a cadela de ter o cio.

A gestação dura entre 60 a 64 dias, pode fazer-se uma ecografia a partir dos 25 dias e apalpação. a partir dos 40 dias.

Nenhum comentário: